Um disco de embreagem ruim pode causar vários sintomas.
Sintomas de embreagem ruim vêm em diferentes formas – de sons estranhos a baixo desempenho e problemas mecânicos. A origem de qualquer um desses sintomas pode ser difícil de reconhecer.
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Sinais de que sua embreagem pode estar indo mal
Problemas com o próprio disco de embreagem ou suas peças relacionadas podem causar muitos sintomas.
Seu carro pode funcionar mal: ele pode dar a partida lentamente, mesmo com o motor ligado. Ou pode ser difícil colocar o carro em marcha à ré ou mesmo engatá-lo.
Ruídos podem indicar um problema: o pedal da embreagem pode fazer barulho ou a transmissão pode fazer barulho quando o carro está em ponto morto. Você pode ouvir guinchos ou rosnados ao pressionar o pedal ou sons de trituração ao mudar de marcha.
O pedal pode lhe dar uma pista: ele pode vibrar, trepidar ou pulsar, ser rígido e difícil de empurrar, cair no chão e ficar lá, ou parecer frouxamente conectado ou “esponjoso”.
Uma palavra sobre sua embreagem
O conjunto da embreagem contém vários componentes que se desgastam com o uso e outros que requerem manutenção regular; então, mais cedo ou mais tarde, pode começar a lhe causar problemas. Dependendo do seu modelo, os componentes básicos podem incluir o seguinte:
- o próprio disco de embreagem
- mecanismo de liberação (mecânico ou hidráulico)
- cabo
- ligação
- placa de pressão
- volante
- rolamento piloto
- rolamento de liberação (expulsão)
- garfo de embreagem
Uma embreagem pode durar de 50.000 a 100.000 milhas (dependendo da marca e do modelo), mas a vida útil da embreagem é muito afetada pela condução na cidade, puxada frequente de cargas pesadas e “andando na embreagem” (descansando o pé no pedal da embreagem enquanto se move pela estrada).
E quando sua embreagem falha, pode ser difícil encontrar a causa. Mas, normalmente, prestar atenção aos sinais indicadores como ruídos, comportamento do pedal da embreagem e desempenho da embreagem o ajudará a localizar a origem provável.
Usando esses sintomas, este guia ajuda a diagnosticar os problemas mais comuns da embreagem para que você possa tomar uma decisão informada sobre o seu reparo.
Um disco de embreagem gasto pode atrasar você no trânsito.
1. Meu carro começa a andar devagar, mas meu motor acelera
Isso é conhecido como deslizamento da embreagem . Conforme você solta o pedal da embreagem e acelera, o veículo se move lentamente enquanto o motor acelera, geralmente em alta marcha.
O escorregamento é comum quando um disco de embreagem está gasto. Com o material de fricção quase gasto, o disco de embreagem tem menos superfície para agarrar o volante e a placa de pressão, tornando difícil para o motor transferir a força de rotação para a transmissão.
Outro sintoma que você notará é a liberação da embreagem mais cedo, sem muita pressão no pedal da embreagem.
Mas existem outras causas comuns para uma embreagem deslizante, além de um disco desgastado:
- Articulação da embreagem precisa de ajuste
- Articulação da embreagem ou amarração do cabo (carcaça do cabo cheia de ferrugem)
- Articulação da embreagem dobrada, desalinhada ou danificada
- Porta de compensação do cilindro mestre bloqueado
- Placa de pressão enfraquecida ou empenada
- Conjunto da embreagem contaminado com óleo (porque um motor ou selo de óleo da transmissão está vazando)
- Suporte do motor quebrado
Observação: se você acabou de substituir a embreagem (presumindo que tudo foi reinstalado corretamente), pode ser necessário dar tempo para que a nova embreagem se encaixe totalmente.
Sua embreagem está escorregando?
Para saber se sua embreagem está escorregando, estacione em uma área com espaço suficiente à sua frente, longe do tráfego e de pessoas.
- Dê partida no motor e engate o freio de mão.
- Pressione o pedal da embreagem.
- Mude para a segunda ou terceira marcha e acelere o motor para cerca de 2500 rpm.
- Solte lentamente o pedal da embreagem.
Conforme a embreagem engata o volante e a placa de pressão, o motor deve morrer. Se o motor não morrer, a embreagem está escorregando.
2. É difícil entrar em reversão
Problemas de embreagem também podem impedir que você entre ou saia da marcha-ré ou da terceira marcha.
Uma engrenagem presa pode indicar problemas com o ajuste da articulação, mau funcionamento da articulação ou placa de embreagem empenada ou danificada.
3. Não consigo colocar minha transmissão na marcha
Em um sistema hidráulico, a falha ao engatar a marcha pode ser um sinal de nível de fluido baixo, problemas com o cilindro mestre ou escravo ou ambos. Normalmente, isso é acompanhado por uma mudança na sensação do pedal da embreagem: esponjoso, solto ou não pega como antes.
Em um sistema mecânico, você pode estar tendo problemas com o disco de embreagem ou placa de pressão, alavanca de liberação, rolamento de liberação, conjunto de alavanca de mudança ou cabo de controle.
- Sincronizadores gastos também podem causar esse problema.
Sintomas de bucha ruim ou rolamento piloto
Uma bucha ou rolamento piloto com defeito pode causar problemas semelhantes aos causados por outros problemas de transmissão ou embreagem. Portanto, certifique-se de verificar a bucha ou o rolamento piloto se sua transmissão exibir um dos seguintes sintomas:
- barulhento
- preso na engrenagem
- sai da engrenagem
- vibra
- difícil mudar de marcha
FONTE:https://pt.wikipedia.org/wiki/Embraiagem