Como dirigir um carro manual: 5 coisas a evitar

Uma transmissão manual (também chamada de “câmbio manual”) é uma maneira clássica de mudar de marcha. Dirigir um carro manual traz muitas vantagens: aceleração mais rápida e economia de combustível, por exemplo. Então, como dirigir um carro manual ?

Teoricamente, dirigir este tipo de carro permite que você controle as mudanças de marcha, o que significa que você pode mudar de marcha a qualquer momento. Controlar um veículo manual é um pouco difícil no início, mas depois que você se acostumar, será muito fácil de manobrar. Aqui estão várias coisas que você deve evitar para ser um driver manual habilidoso.

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1. Use o botão de engrenagem como apoio para as mãos

Muitos motoristas nigerianos têm o péssimo hábito de apoiar a mão na maçaneta da marcha ao dirigir sem perceber o que está acontecendo no sistema de transmissão. Uma transmissão manual é composta por vários componentes, incluindo placa de pressão, colar giratório, volante, placa de embreagem e um garfo seletor com suas próprias funções particulares. Colocar a mão na alavanca de marchas enquanto troca as marchas pode fazer o garfo tocar o colar giratório que pode causar danos prematuros ao garfo. Por esse motivo, é melhor colocar a mão de volta no volante após a mudança de marcha. Além disso, recomendamos que você segure o volante com as duas mãos para melhor controle do seu veículo manual.

Muitos motoristas nigerianos têm o péssimo hábito de apoiar a mão na maçaneta da marcha enquanto dirigem

2. Use o ponto de embreagem na inclinação

O ponto de mordida é o ponto onde a embreagem engata com o volante. Você pode saber que está em um ponto crítico quando um som estranho vem de seu motor devido à queda das rotações ou quando sentir uma pequena elevação na frente do veículo. Quando em uma superfície inclinada (escalar pontes, por exemplo), é uma péssima ideia usar a técnica do ponto de mordida da embreagem para evitar que o veículo role para trás. A razão é que a velocidade da embreagem giratória tentando corresponder à velocidade do volante giratório pode fazer com que a embreagem se desgaste prematuramente. Para esse caso, você deve usar o travão de mão em alternativa.

O ponto de mordida é o ponto onde a embreagem engata com o volante

3. Constantemente descanse o pé no pedal da embreagem

Estacionar o pé constantemente no pedal da embreagem faz com que ele seja parcialmente engatado e, em seguida, fadado ao desgaste. Fora isso, isso também devasta os rolamentos de expulsão, que podem estar parcialmente em contato com o rolamento do diafragma.

É um bom hábito remover completamente o pé da embreagem depois de mudar de marcha

Portanto, é um bom hábito remover completamente o pé da embreagem depois de mudar de marcha e colocar o pé no pedal morto.

4. Mantenha seu carro engatado em uma parada

Fazer isso ao dirigir um carro manual pode causar danos prematuros ao rolamento de descarte também. Portanto, é aconselhável manter o veículo em ponto morto.

5. Engate a marcha incorreta para ganhar velocidades

Dirigir um carro manual em marcha alta, mas em velocidades baixas, pode sobrecarregar o motor. Por outro lado, dirigir em velocidade média e permanecer em baixa rotação pode ajudar a economizar combustível.

É necessário sempre progredir nas marchas no caso de você querer acelerar seu carro.

Para proteger o motor do seu carro de tensões, é necessário sempre progredir nas marchas caso você queira acelerar o carro. Ao mesmo tempo, não é recomendável acelerar demais o motor nem atingir a linha vermelha no medidor de rotação. Para ganhar velocidade, é mais sensato reduzir a marcha, acelerar e mudar de marcha.

FONTE:https://pt.wikipedia.org/wiki/Punta-taco