A escleroterapia trata eficazmente as veias varicosas e aranhas. Muitas vezes, é considerado o tratamento de escolha para pequenas varizes.
A escleroterapia envolve a injeção de uma solução diretamente na veia. A solução de escleroterapia causa cicatriz na veia, forçando o sangue a redirecionar para veias mais saudáveis. A veia colapsada é reabsorvida no tecido local e eventualmente desaparece.
Após a escleroterapia, as veias tratadas tendem a desbotar em algumas semanas, embora ocasionalmente possa demorar um mês ou mais para ver os resultados completos. Em alguns casos, vários tratamentos de escleroterapia podem ser necessários.
Contents
Porque está feito
A escleroterapia costuma ser feita para:
- Finalidades cosméticas – para melhorar a aparência de varizes e veias da aranha
O procedimento também pode melhorar os sintomas relacionados, como:
- Dolorido
- Inchaço
- Queimando
- Cólicas noturnas
Se você estiver grávida ou amamentando, os médicos recomendam esperar para fazer a escleroterapia.
Riscos
A escleroterapia resulta em poucas complicações graves.
Efeitos colaterais temporários
Alguns efeitos colaterais que podem ocorrer no local da injeção incluem:
- Hematomas
- Áreas vermelhas elevadas
- Pequenas feridas na pele
- Pele escurecida em forma de linhas ou manchas
- Vários pequenos vasos sanguíneos vermelhos
Esses efeitos colaterais geralmente desaparecem dentro de alguns dias a várias semanas. Alguns efeitos colaterais podem levar meses ou até anos para desaparecer completamente.
Efeitos colaterais que podem exigir tratamento
Outras complicações são menos comuns, mas podem exigir tratamento. Esses incluem:
- Inflamação. Geralmente é leve, mas pode causar inchaço, calor e desconforto no local da injeção. Seu médico pode sugerir um analgésico de venda livre, como aspirina ou ibuprofeno (Advil, Motrin IB, outros) para reduzir a inflamação.
- Coágulo sanguíneo. Um nódulo de sangue coagulado pode se formar em uma veia tratada que pode exigir drenagem. Raramente, um coágulo sanguíneo pode viajar para uma veia mais profunda da perna (trombose venosa profunda).
A trombose venosa profunda acarreta o risco de embolia pulmonar (uma complicação muito rara da escleroterapia), uma situação de emergência em que o coágulo viaja da perna para os pulmões e bloqueia uma artéria vital. Procure atendimento médico imediatamente se sentir dificuldade em respirar, dor no peito ou tontura, ou se tossir sangue.
- Bolhas de ar. Pequenas bolhas de ar podem subir em sua corrente sanguínea. Nem sempre causam sintomas, mas se o fizerem, os sintomas incluem distúrbios visuais, dores de cabeça, desmaios e náuseas. Esses sintomas geralmente desaparecem, mas chame seu médico se você tiver problemas com os movimentos dos membros ou sensação após o procedimento.
- Reação alérgica. É possível que você tenha uma reação alérgica à solução usada para o tratamento, mas isso é incomum.
Como você se prepara
Antes do procedimento, seu médico realiza um exame físico e reúne seu histórico médico.
Exame físico
Seu médico irá:
- Avalie as veias envolvidas
- Verifique se há alguma doença vascular subjacente
Histórico médico
Seu médico vai querer saber seu histórico médico, incluindo perguntas sobre:
- Doenças recentes ou condições médicas existentes, como problemas cardíacos ou histórico de coágulos sanguíneos
- Medicamentos ou suplementos que você toma, especialmente aspirina, ibuprofeno (Advil, Motrin IB, outros), naproxeno sódico (Aleve, Anaprox Ds), anticoagulantes, suplementos de ferro ou suplementos de ervas
- Alergias
- Tratamento prévio para veias varicosas e os resultados do tratamento
Se você toma aspirina, ibuprofeno, naproxeno sódico ou anticoagulantes, seu médico pode instruí-lo sobre como parar de tomar o medicamento por um determinado período de tempo antes do procedimento, para reduzir as chances de sangramento.
Ultrassom
Dependendo de quais veias estão envolvidas, seu médico pode solicitar imagens de ultrassom nas veias de suas pernas. O ultrassom é um procedimento indolor que usa ondas sonoras para produzir imagens de estruturas dentro do corpo.
O dia anterior
Antes do procedimento, evite barbear ou aplicar qualquer loção nas pernas. (Não se barbear ou usar loção após o procedimento até que o local da injeção esteja curado.) Use roupas largas e confortáveis para a sua consulta. Você pode até considerar o uso de shorts para que suas pernas fiquem expostas.
O que você pode esperar
A escleroterapia normalmente é feita no consultório do seu médico e não requer anestesia. Geralmente, leva menos de uma hora para ser concluído.
Durante o procedimento
Para o procedimento, você deitará de costas com as pernas ligeiramente elevadas. Após limpar a área a ser tratada com álcool, o médico usará uma agulha fina para inserir lentamente uma solução na veia apropriada.
A solução, geralmente na forma líquida, age irritando o revestimento da veia, fazendo com que ela inche e bloqueie o fluxo de sangue. Algumas soluções contêm um anestésico local chamada lidocaína.
Eventualmente, a veia se transformará em tecido cicatricial e desaparecerá. Às vezes, uma versão de espuma da solução pode ser usada, especialmente quando uma veia maior está envolvida. A espuma tende a cobrir mais área de superfície do que o líquido.
Algumas pessoas sentem uma pequena picada ou cãibras quando a agulha é inserida na veia. Se sentir muita dor, informe o seu médico. Pode ocorrer dor se a solução vazar da veia para o tecido circundante.
Assim que a agulha é retirada, o médico aplica compressão e massageia a área para manter o sangue fora do vaso injetado e dispersar a solução. Uma compressa pode ser colada no local da injeção para manter a área comprimida enquanto o médico passa para a próxima veia.
O número de injeções depende do número e do tamanho das veias tratadas.
Após o procedimento
Você será capaz de se levantar e andar logo após o procedimento. Andar e mover as pernas é importante para prevenir a formação de coágulos sanguíneos.
Você deverá usar meias de compressão ou bandagens – geralmente por cerca de duas semanas – para manter a compressão nas veias tratadas.
A maioria das pessoas retorna às suas atividades normais no mesmo dia, mas pode ser sensato pedir a alguém que leve você para casa após o procedimento. Seu médico provavelmente irá aconselhá-lo a evitar exercícios extenuantes por duas semanas após o procedimento.
Você também deve evitar a exposição ao sol nas áreas tratadas durante esse período. A inflamação causada pelas injeções combinada com a exposição ao sol pode causar manchas escuras na pele, especialmente se você já tiver um tom de pele escuro.
Resultados
Se você recebeu tratamento para pequenas veias varicosas ou vasinhos, geralmente pode esperar resultados definitivos em três a seis semanas. As veias maiores podem exigir de três a quatro meses. No entanto, vários tratamentos podem ser necessários para atingir os resultados desejados.
As veias que respondem ao tratamento geralmente não voltam, mas novas veias podem aparecer.
Seu médico provavelmente irá agendar uma consulta de acompanhamento cerca de um mês após o procedimento para determinar como o procedimento funcionou e se você precisa de mais sessões. Geralmente, você precisa esperar cerca de seis semanas antes de se submeter a outra sessão de escleroterapia.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Escleroterapia