Como meu peso afeta meu risco de doença renal?

Menos é mais quando você dá coração aos rins

Se você está carregando alguns quilos a mais, pode ser hora de emagrecer para mostrar algum amor aos seus rins. Manter um peso saudável é importante para sua saúde geral, incluindo seus rins. O excesso de peso ou a obesidade podem aumentar o risco de doença renal de várias maneiras. 

O primeiro motivo é baseado em um velho ditado: “Uma coisa leva a outra.” O excesso de peso aumenta o risco de diabetes e pressão alta. Por sua vez, diabetes e pressão alta são as duas principais causas de doenças renais. 

O excesso de peso também pode afetar diretamente os rins. O peso extra força os rins a trabalharem mais e a filtrar os resíduos acima do nível normal. Com o tempo, esse trabalho extra aumenta o risco de doença renal. Lembre-se de que, quando há mais de você, seus rins precisam trabalhar mais para se manter atualizados.

Então, como você fica mais leve para proteger seus rins e a saúde em geral? Aqui estão algumas maneiras de reduzir o risco de doença renal se você estiver com sobrepeso ou obeso:

  • Conheça o seu Índice de Massa Corporal (IMC): Este número dá uma ideia aproximada do seu percentual total de gordura corporal. O IMC normal é geralmente entre 18 e 25. Um IMC entre 25 a 30 é considerado sobrepeso e maior que 30 é considerado obeso. Você pode ter um peso maior em comparação com outras pessoas, mas pode ter um IMC normal. Isso acontece se você tiver mais peso corporal proveniente de músculos do que de gordura. Ter mais músculos do que gordura é mais saudável. Faça uma dieta rica em frutas e vegetais.
  • Faça mudanças no estilo de vida, como fazer mais exercícios e observar o tamanho das porções.
  • Verifique seus rins. São necessários apenas dois exames simples – sangue e urina – no consultório do seu médico de atenção primária para verificar se há sinais de doença renal.
  • Controle o açúcar no sangue se você tem diabetes.
  • Controle a pressão arterial se você tiver pressão alta.

É ótimo se você quer perder peso, mas não seja “o guru da dieta ruim”. Peça conselhos à sua equipe de saúde. Se você precisa perder alguns quilos, é importante conversar sobre qualquer programa de perda de peso com seu médico, especialmente se você tiver qualquer estágio de doença renal.  

Estudos demonstraram que pessoas com síndrome metabólica, um conjunto de fatores que aumenta o risco de doenças cardíacas e diabetes tipo 2, também têm maior probabilidade de desenvolver doença renal do que pessoas sem ela.

Fonte: Reprodução: Pinterest

As características da síndrome metabólica incluem:

  • Uma cintura grande ou com muita gordura no meio do corpo
  • Um alto nível de um certo tipo de gordura – chamados triglicerídeos – no sangue
  • Um nível baixo de HDL ou colesterol “bom”
  • Pressão alta
  • Açúcar alto no sangue, mesmo se você não tiver comido

É importante observar que, mesmo que o seu medicamento controle bem o açúcar no sangue, a pressão arterial ou os níveis de colesterol, você ainda terá um risco aumentado de doença renal se for obeso ou estiver com sobrepeso.

Em pessoas que já têm doença renal crônica, ter síndrome metabólica aumenta as chances de que sua condição progrida para doença renal em estágio terminal. Pessoas com doença renal em estágio terminal devem ser tratadas com diálise ou transplante renal.

Fonte: Reprodução: Pinterest

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Doen%C3%A7a_renal_cr%C3%B4nica#:~:text=Doen%C3%A7a%20renal%20cr%C3%B4nica%20ou%20doen%C3%A7a,implica%C3%A7%C3%B5es%20na%20sa%C3%BAde%20do%20indiv%C3%ADduo.