Contents
Baterias de partida
Diferentes veículos e estilos de direção podem colocar demandas variadas em sua bateria. É importante determinar primeiro se uma bateria de partida convencional atenderá às necessidades do seu veículo ou se uma bateria de ciclo profundo ou AGM é necessária. Aprenda sobre a diferença entre baterias de ciclo profundo e baterias de partida.
Partida, Iluminação, Ignição (SLI) – Baterias de partida
Essas baterias fornecem uma grande explosão de energia por um curto período de tempo, conforme necessário para a partida normal do motor. A bateria é então recarregada pelo alternador. Ao contrário de uma bateria de ciclo profundo, as baterias de inicialização não são projetadas para resistir a vários ciclos de descarga ou recarga e seu esgotamento pode reduzir significativamente sua vida útil.
Baterias de ciclo profundo
Essas baterias são projetadas para fornecer uma quantidade constante de corrente por um longo período de tempo. As baterias de ciclo profundo podem ser descarregadas e recarregadas repetidamente sem causar danos ou encurtar sua vida útil. Eles são adequados para alimentar vários componentes eletrônicos e acessórios de plug-in ou outras aplicações que os exigem muito, como a marinha.
Algumas baterias de ciclo profundo também podem ser usadas para dar partida no motor (às vezes são chamadas de dupla finalidade), mas certifique-se de verificar a classificação CCA para garantir que a bateria tenha potência de partida suficiente.
Amps de arranque a frio (CCA)
CCA é uma classificação usada na indústria de baterias para definir a capacidade de uma bateria de dar partida em um motor em temperaturas frias. De modo geral, é mais fácil dar partida em um motor em um ambiente quente do que em um frio. A classificação se refere ao número de amperes que uma bateria de 12 volts pode fornecer a 0 ° F por 30 segundos enquanto mantém uma tensão de pelo menos 7,2 volts. Quanto maior a classificação CCA, maior será a potência inicial da bateria.
Considere a classificação CCA se você vive em um clima frio:
Se você mora em um clima frio, a classificação CCA é uma consideração mais importante do que se você mora em um clima quente. A energia inicial da bateria se deteriora à medida que ela envelhece, portanto, uma bateria com uma energia inicial mais alta deve dar a você mais confiança com o tempo. As baterias de substituição devem ser iguais ou superiores à bateria OE em classificações. Substituir a bateria por uma bateria com CCA inferior ao do equipamento original pode resultar em desempenho insatisfatório.
Capacidade de reserva (RC)
RC é um indicador geral de quanto tempo uma bateria nova e totalmente carregada pode continuar a operar acessórios essenciais se o alternador do veículo falhar. Ele identifica quantos minutos a bateria pode fornecer uma corrente constante de 25 amperes a 80 ° F sem cair abaixo da tensão mínima, 1,75 volts por célula, necessária para manter o veículo funcionando.
Amp hora e capacidade da bateria C20
Amp Hour ou C20 é um indicador de quanta energia é armazenada em uma bateria. É a energia que uma bateria pode fornecer continuamente por 20 horas a 80 ° F sem cair abaixo de 10,5 volts
Escolha uma marca de bateria:
Embora existam muitas marcas de baterias de automóveis no mercado, a maioria é fabricada por apenas alguns fabricantes. Algumas marcas compartilham um nome com seu fabricante (por exemplo, o fabricante Exide produz baterias com o mesmo nome).
Verifique a idade da bateria
As baterias mais novas tendem a ter um desempenho melhor e durar mais do que as baterias mais antigas. Certifique-se de verificar a data de fabricação das baterias de reposição que você está pensando em comprar para o seu veículo. Geralmente, uma bateria é considerada “nova” se tiver menos de 6 meses.
Infelizmente, as datas de fabricação raramente são listadas na notação convencional. Em vez disso, códigos alfanuméricos de 2 caracteres são usados para expressar a idade da bateria de um carro. O primeiro caractere será uma letra de A a L , representando o mês de fabricação; o segundo caractere será um número de 0 a 9, representando o ano de fabricação.
Como interpretar códigos de idade da bateria
A letra indica o mês: A é janeiro, B é fevereiro, C é março e assim por diante.
O número indica o ano: 0 é 2010, 1 é 2011, 2 é 2012 e assim por diante.
Verifique a capacidade de reserva da bateria
A classificação de capacidade de reserva (RC) de uma bateria refere-se à sua “energia permanente”. Esta é a quantidade de tempo que a bateria pode fornecer continuamente a tensão mínima necessária para o funcionamento do seu carro, caso o alternador ou a correia do ventilador falhe. Com uma excelente classificação de capacidade de reserva, seu carro pode funcionar apenas com a bateria se o alternador parar de funcionar.
Não basta selecionar a bateria com a maior capacidade de reserva que você puder encontrar. Consulte o manual do proprietário para saber a classificação de capacidade de reserva recomendada para o seu modelo de carro específico. Escolha apenas baterias cujas classificações RC estejam dentro da faixa recomendada listada no manual do proprietário do seu veículo.
Como escolher a classificação correta do amplificador de partida a frio para o seu carro:
- Verifique o manual do proprietário e siga a classificação CCA especificada para a bateria do seu carro.
- Não escolha uma bateria com uma classificação CCA significativamente inferior ou superior à recomendada pelo fabricante do seu carro.
- Se uma bateria com a recomendação de classificação CCA exata do seu carro não estiver disponível, você pode escolher uma bateria com uma classificação um pouco mais alta do que a especificada no manual do proprietário.
Dicas adicionais para baterias de automóveis:
A bateria do seu carro pode estar coberta pela garantia do seu veículo; Verifique isso antes de comprar uma bateria nova em um revendedor que não seja o seu concessionário de automóveis.
Se o seu carro não estiver mais na garantia, as concessionárias provavelmente cobrarão mais do que outros revendedores de baterias por produtos e mão de obra.
A instalação de baterias de carro usadas pode ser perigosa. Compre baterias novas sempre que possível.
Se sua bateria começar a falhar, comece a procurar por uma substituição imediatamente. É mais provável que você encontre um bom negócio se fizer compras do que se ficar preso e precisar comprar uma bateria no primeiro revendedor que encontrar.
Um carro novo normalmente precisará de uma troca de bateria após 3 a 4 anos.
As baterias dos automóveis não são isentas de manutenção. Você deve verificar a bateria regularmente para mantê-la em bom estado. Mantenha os terminais, cabos e conectores limpos e livres de corrosão. Use uma escova de aço e uma mistura de bicarbonato de sódio ou água para remover qualquer material esbranquiçado, esverdeado ou azulado acumulado nos terminais da bateria.
Verifique as conexões da bateria com freqüência. Certifique-se de que os cabos e postes estejam conectados com segurança.
Considere manter um carregador de bateria portátil dentro do carro para uso de emergência.
Ligar uma bateria que está acabando pode ser útil se você estiver sem saída, mas não tente fazer isso sem primeiro pesquisar o procedimento correto. Conexões de fiação incorretas podem causar danos ao motor.