Qual a função da caixa d’água

A crise hídrica que ocorreu nos estados da região sueste nos últimos anos tirou crescer a consumo pela caixa d’ água nas lojas de materiais de construção. Não obstante, este componente constantemente foi preciso em qualquer bem-feito, uma vez que protege o entrega e se adapta a vários tipos de projeto.


Os reservatórios domiciliares são capazes de ser produzidos com distintos materiais. No momento em que se trata de edificações baixas, com altura ocasional à de um cheio, não há, em maior parte, a urgência de reservatórios inferiores. Então, são pessoal somente os reservatórios superiores. No caso de edifícios, que são construções de altura grande, o sistema de reservação conta com os 2 tipos, sendo que o inferior possui a ofício apenas de estocar, enquanto o superior possui a ofício de estocar e pressurizar a água conduzida aos apartamentos.

Saiba Mais: Mecanismo que possibilita alternar a pressão entre a rede pública e a pressão interna da caixa

Contents

Tipos de caixa d’ água


Depois de um prolongado tempo com preminência dos reservatórios de fibrocimento, que continham amianto em sua composto ( material que foi ilícito no Brasil ), passaram a ser usados mais materiais. Nos dias de hoje, as opções mais empregadas são:
Polietileno: Regulamentado pela lei ABNT NBR 14799;

É o material mais empregado no mundo na construção de reservatórios de água. São leves e flexíveis, além de possuírem uma superfície mais lisa que favorece a higienização. No entanto, exigem afazeres na instalação. Precisam ser instalados sobre uma superfície plana e horizontal, os furos precisam ser executados apenas nas áreas indicadas pelo fabricante e não precisam ser submetidos a vibrações ( de uma posto, por exemplo ).

Possui como qualidades maior resistência a impactos e durabilidade, além do material oferecer similarmente uma maior facilidade de higienização e, dependendo do local de instalação, pode preservar a temperatura da água mais fresco.

Possui como dano o valor, no momento em que comparado aos reservatórios de material plástico ;


Poliéster acentuado com fibra de vidro:

Regulamentado pela lei ABNT NBR 8220;

Os reservatórios de poliéster acentuado são formados por placas modulares e são capazes de ser montados no local da bem-feito. São recomendados para reservatórios de grande personalidade. A fibra de vidro é um produto rápido, no entanto não apresenta grande resistência a impactos e a perfurações, o que dificulta a sua preservação.

A instalação similarmente precisa ser feita sobre uma superfície plana e horizontal e os furos similarmente precisam ser feitos nos locais recomendados pelo fabricante. Possui como proveito o valor, se comparado aos reservatórios de polietileno e de inoxidável.

Como adotar a melhor escolha de caixa d’ água para o seu projeto?


Para adotar a melhor escolha de caixa d’ água para a sua construção deve-se, inicialmente, ver alguns aspectos como material, qualidade, durabilidade e porção de indivíduos que serão abastecidas pelo cisterna em discórdia.

O que deve-se afirmar nas caixas antes de comprá-las?


De acordo com o formador Helio Narchi, do curso de Engenharia Civil do Instituto Mauá de Tecnologia, com independência do material da caixa d’ água, deve-se garantir que o mesmo cumpra de forma apropriado as suas utilidades, que são armazenamento sem perigo de contaminação e pressurização satisfatório da água.


“O dimensionamento desse sistema precisa ser realizado de forma que o mesmo tenha o volume e as dimensões necessárias para reparar suas utilidades e ajustar-se às limitações construtivas e de lugar existentes”. Focando de novo em residências, a compra de um cisterna precisa ser precedida pela elaboração do projeto de instalações hidráulicas, planejado por um profissional. Em outras palavras, a compra da caixa d’ água dependerá bastante que foi prescrito no projeto.


O cisterna de água é parte parte dessas instalações e seu dimensionamento e enumeração de materiais é realizado em conjunto com o das tubulações, válvulas e mais generalidades. Outro ponto a ser praticado é a urgência de se corporificar a preservação periódica do cisterna a cada seis meses. Além disso, o mirante precisa estar bem vedado a fim de evitar a chegada de sujeiras e mais resíduo que são capazes de provocar doenças graves.

Sistema de reservação em edifícios


A ofício e a localização do sistema de reservação são capazes de ser determinantes na escolha do seu tipo de material. Por exemplo, um cisterna inferior, se cravado, é genérico que seja em tangível criado, se apoiado no lajeado do subsolo, pode ser em tangível ou integrado pelos mais materiais citados. Antes de optar qual é a caixa d’ água ideal para a sua bem-feito devemos avaliar as qualidades do projeto, medir a personalidade mínima de armazenamento e afirmar o local de instalação.


De acordo com Ronaldo Suzuki, alarife e urbanista e Academia de Engenharia da Faculdade Presbiteriana Mackenzie, o local precisa ter possível acesso, uma altura que proporcione uma pressão satisfatório para os pontos de uso e ter uma superfície plana e horizontal que guarida a trabalho da água mais o peso próprio do cisterna. Independente do material, todos os reservatórios precisam garantir a potabilidade da água, deixar a inspeção e uma preservação adequadas além de complementar a construção em caso de descontinuação no entrega de água por, ao menos, um dia.

FONTE: https://www.r7.com