5 maneiras naturais de desentupir a pia do banheiro

 

Às vezes, uma pia de banheiro entupida requer mais do que um desentupidor antigo ou uma dose de Drano. Na verdade, vamos mostrar como desentupir o ralo.

Pias de banheiro podem ser complicadas, pois cabelo, espuma de sabão, pasta de dente e outros produtos químicos de limpeza podem formar um entupimento quase impenetrável. Mas antes de chamar um encanador, existem vários métodos alternativos de desentupimento que são extremamente simples e, o mais importante, baratos. Quer mais dicas para desentupidora? Entre em contato com https://www.desentupidorabh.org/

Contents

Sinais de que seu ralo está entupido

Você saberá que é hora de desentupir um ralo quando:

  • O vaso sanitário não dá descarga
  • A água demora mais do que o normal para escoar no chuveiro, na banheira ou na pia do banheiro
  • Há um odor estranho que você não consegue rastrear
  • A pia da cozinha se encheu de água cheia de detritos – e operar o triturador de lixo tem pouco ou nenhum efeito

5 maneiras naturais de desentupir a pia do banheiro

Embora estejamos focando em pias de banheiro, muitas dessas técnicas de desentupimento de ralos também podem ser aplicadas a outros ralos.

Os métodos a seguir são testados e comprovados e nenhum deles contém produtos químicos abrasivos e venenosos:

1. Bicarbonato de Sódio e Vinagre

Este é um método antigo de desentupir ralos que provou ser muito eficaz em pias de banheiro. Basta misturar 1/3 xícara de bicarbonato de sódio com 1/3 xícara de vinagre em um copo medidor .

Esta mistura começará a borbulhar imediatamente e deve ser imediatamente despejada no ralo. A ação efervescente é o que ajuda a remover o cabelo e a sujeira de forma tão eficaz. Deixe descansar por cerca de uma hora e depois lave com água quente.

2. Bicarbonato de Sódio e Sal

Outra combinação eficaz é bicarbonato de sódio e sal. Misture 1/2 xícara de cada e despeje a mistura no ralo .

Espere cerca de quinze minutos e, em seguida, despeje água fervente pelo ralo também. Todos os três componentes criam uma reação química bastante agressiva e podem desbloquear algumas das paradas mais difíceis da pia do banheiro. 

Fonte de Reprodução: Adobe Stock

3. Água fervente

Isso funciona surpreendentemente bem com certos entupimentos de banheiro – especialmente paralisações devido a espuma de sabão. A água fervente é mais eficaz quando há um escoamento lento e não há muita água morna na pia. Encha uma chaleira ou panela grande com água e deixe ferver. Despeje a água no ralo em três ou quatro etapas diferentes. Se esse método funcionar, os resultados devem ser bastante rápidos.

4. Vácuo úmido e seco

Um aspirador de pó e água é um aparelho ideal para ajudar com entupimentos particularmente difíceis. Pode ser necessário criar uma vedação para a mangueira para aspirar efetivamente o bloqueio (como o topo de uma garrafa de refrigerante de plástico ou a cabeça de um êmbolo). Defina seu aspirador para a configuração de líquidos mais alta e deixe o shop-vac fazer o resto. A poderosa sucção geralmente é forte o suficiente para desalojar o que quer que esteja entupindo o encanamento.

5. Cabide de arame

Este método é guardado para o final porque é o mais complicado. Se você puder desentupir o ralo usando um dos métodos acima, poderá evitar esse projeto. Caso contrário, usar um cabide de arame deve limpar os tamancos mais teimosos.

Materiais: cabide de arame, alicate (para ajudar a dobrar o arame), luvas de borracha e recipiente para recolher o excesso de água. Caso se interesse mais sobre várias outras dicas de desentupimento, acesse https://www.desentupidorabh.org/blog/

Use a imagem abaixo como referência:

  1. Desligue a água, limpe tudo embaixo da pia, coloque um balde para o excesso de água e feche a tampa completamente.
  2. Em seguida é necessário retirar a tampa da pia. Para fazer isso, coloque a mão embaixo da pia e solte a tampa apertando o clipe de mola para remover a haste de articulação da alavanca da embreagem. Assim que a haste pivô for removida da alça do garfo, a tampa deve saltar para fora da pia.
  3. É aqui que fica nojento, então certifique-se de usar luvas de borracha. Se a tampa estiver solta, você pode retirá-la do ralo da pia. Aqui você precisa limpar o mecanismo do batente de sujeira, cabelos e detritos. NÃO ligue a pia para fazer isso! Se precisar de água, use outra pia para limpar a rolha. Alvejante e álcool devem ajudar.
  4. Depois de limpar o mecanismo de parada, você deve pegar seu cabide de arame e dobrá-lo em uma forma que o ajudará a pegar tufos de cabelo e sujeira. Pense na forma de um poste de arranhar ou de um anzol de pesca. Assim que estiver no formato certo, abaixe o gancho pelo ralo e, quando sentir um entupimento, comece a torcer e mova o cabide para pegar o máximo possível da gosma.
  5. Tente remover o máximo de sujeira possível com o cabide de arame. Você também pode usar uma escova de dentes velha para limpar o interior do barril. Alguns cabelos e detritos também podem ser puxados pela abertura onde a barra giratória foi removida.
  6. Se você sentir que há um grande entupimento na curva P do tubo onde o gancho não está alcançando, pode ser necessário desobstruir o Desparafuse P – seção de dobra do tubo. Dependendo da gravidade do bloqueio, isso pode ou não ser necessário.
  7. Coloque tudo de volta no lugar. Jogue um pouco de água quente pelo ralo para testar os resultados de todo o seu trabalho duro. Depois de remontar todas as peças enquanto estiver lá, inspecione tudo quanto a vazamentos e corrosão.
Fonte de Reprodução: Adobe Stock

Limpando o sifão – O tubo em forma de U embaixo da pia é chamado de “sifão” e é um bom lugar para começar se você estiver tendo problemas com um entupimento difícil. Este método pode parecer um pouco complicado, mas é bastante simples e requer apenas um balde e uma chave de encanador.

Coloque o balde embaixo do tubo em forma de U (para pegar a água) e depois solte as porcas deslizantes em ambas as extremidades do tubo. Remova o tubo e, se possível, esvazie o que estiver dentro do balde.

Você pode precisar de um fio para cavar dentro do tubo para remover os detritos. Depois de limpar completamente “a armadilha”, passe um pouco de água por ela e recoloque-a.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Desentupidor