Com todos os diferentes tipos de baterias no mercado, pode ser difícil escolher o tipo certo para sua aplicação. Recomendamos que você reserve alguns minutos para descobrir mais sobre os 3 tipos mais comuns de baterias .
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1. Baterias inundadas
Esta é a tradicional partida de motor, trator e bateria de ciclo profundo. O eletrólito líquido pode se mover livremente no compartimento da célula. O usuário tem acesso às células individuais e pode adicionar água destilada conforme a bateria seca. Os usos populares são projetos de partida de motor e ciclo profundo.
Para este tipo de bateria, a faixa de tensão de absorção típica é de 14,4 a 14,9 volts; faixa de tensão de flutuação típica de 13,1 a 13,4 volts. Baterias inundadas são comuns e encontradas em muitas aplicações, como baterias de partida automotivas, baterias de motocicletas , baterias de ATV , baterias de carrinhos de golfe e baterias inundadas para sistemas solares e de emergência
2. Baterias seladas
Este termo pode se referir a uma série de construções diferentes, incluindo apenas uma pequena modificação no estilo inundado. Nesse caso, mesmo que o usuário não tenha acesso aos compartimentos das células, a estrutura interna ainda é basicamente a mesma de uma bateria inundada. A única diferença é que o fabricante garantiu que uma quantidade suficiente de ácido está na bateria para sustentar a reação química sob uso normal durante todo o período de garantia da bateria. Outros tipos de baterias de chumbo-ácido também são seladas, conforme explicado abaixo. Os usos muito populares são a partida do motor e aplicações limitadas de partida / ciclo profundo.
Para este tipo de bateria, a voltagem de absorção típica varia de 14,2 a 14,7 volts; faixa de tensão de flutuação típica de 13,1 a 13,4 volts.
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3. Baterias GEL
A bateria de célula de gel é semelhante ao estilo de bateria AGM porque o eletrólito está suspenso, mas diferente porque tecnicamente a bateria AGM ainda é considerada uma célula úmida. O eletrólito em uma bateria de célula de gel tem um aditivo de sílica que faz com que ele se instale ou enrijeça. As tensões de recarga neste tipo de célula são mais baixas do que nos outros estilos de bateria de chumbo-ácido. Esta é provavelmente a célula mais sensível em termos de reações adversas ao carregamento de sobre tensão. As baterias de gel são mais utilizadas em aplicações de ciclo MUITO PROFUNDO e podem durar um pouco mais em aplicações de clima quente. Se o carregador de bateria incorreto for usado em uma bateria de célula de gel, o desempenho ruim e a falha prematura são certos. Carregadores de bateria com perfil de gel terá informações na unidade ou no manual sobre a compatibilidade do gel. Para este tipo de bateria, a faixa de tensão de absorção típica é de 14,0 a 14,2 volts; faixa de tensão de flutuação típica de 13,1 a 13,3 volts.
Observação sobre baterias de gel: É muito comum que as pessoas usem o termo célula de gel ao se referir a baterias seladas e sem manutenção, da mesma forma que alguém usaria lenços de papel ao se referir a lenços faciais ou “máquina Xerox” ao se referir a uma copiadora. Tenha muito cuidado ao especificar um carregador. Na maioria das vezes, o que alguém pensa ser uma célula de gel é, na verdade, uma bateria VRLA ou AGM selada e sem manutenção. Saiba mais sobre as diferenças entre a célula de gel e uma bateria AGM . As baterias de gel não são tão comuns quanto as baterias AGM, mas costumam ser encontradas em situações de descarga profunda, como baterias de cadeiras de rodas e de mobilidade médica, baterias de motor elétrico e baterias de ciclo profundo de RV.
Potência de partida do motor
A próxima coisa a verificar é a potência de partida do motor de uma bateria de veículo, que é expressa em amperes de partida (CA) e/ou amperes de partida a frio (CCA), uma medida de quanta corrente elétrica (em amperes) ela pode fornecer por 30 segundos a 32 e zero graus Fahrenheit. Um número maior é melhor, especialmente em clima frio, quando as baterias estão mais fracas.
Mais três coisas que você precisa saber
Outro número a ser entendido é a capacidade de reserva da bateria, que é por quanto tempo ela pode fornecer energia com o motor desligado e faróis e/ou acessórios acesos ou se o sistema de carregamento do veículo falhar. Uma hora e meia está bom. Duas horas é melhor. Também importante é a garantia, que deve ser de pelo menos três anos para substituição total (supondo que não haja sinais de negligência ou abuso), além de, em alguns casos, um reembolso proporcional por algum tempo depois disso. Esteja avisado: algumas marcas, como a BMW, exigem que a bateria seja “codificada” (acoplada digitalmente) ao carro ou não será carregada. Codificar a bateria requer software OBD-II específico da BMW que qualquer loja de serviço respeitável ou revendedor BMW terá.
Baixa tensão da bateria do carro
Às vezes, sua bateria pode causar problemas, que parecem que você tem um problema com a própria bateria, mas a tensão da bateria do sistema está baixa . O método mais fácil de fazer isso é obter um verificador de bateria (tensão CC) e usá-lo como um testador de bateria de carro para verificar a tensão de saída da bateria. Se você estiver pairando na faixa de 12v, saberá que seu veículo está bom, enquanto se acabar ficando mais baixo do que saberá, há necessidade de substituir a bateria.
A bateria original destina-se a funcionar com este veículo?
Pode parecer uma situação um pouco engraçada, mas há casos em que a bateria do carro que está dentro do seu veículo é do tipo incorreto para o seu modelo específico, mas funciona com o veículo em geral. Normalmente, esse evento ocorre para carros com modelos esportivos que exigem mais potência. Um Pontiac Firebird Base não terá a mesma bateria que um Pontiac Trans-am equivalente. Eles usarão apenas uma bateria semelhante que é montada para o carro.
Quanto tempo duram as baterias do carro?
As baterias de carro variam em muitas marcas e modelos diferentes, mas as baterias padrão residem na faixa de 5 a 6 anos . Algumas baterias serão vendidas com uma garantia de vida útil da bateria estendida, mas terão um preço mais alto em relação às outras baterias na prateleira. Mesmo que seu carro não esteja apresentando problemas, uma bateria de carro nessa idade deve ser trocada para evitar vazamentos ou perda imediata de energia na estrada.
Fontes: https://mundoeducacao.uol.com.br/quimica/bateria-automovel.htm