Visitando Chernobyl hoje

Você pode visitar Chernobyl hoje? Como são os passeios em Chernobyl? E os passeios de Chernobyl e Pripyat são seguros? Quanto custa uma excursão a Chernobyl?

Vou responder a todas essas perguntas nesta revisão da turnê de Chernobyl.

Primeiro, um breve resumo: apesar do que você pode esperar, na verdade é muito fácil – e seguro – ir para a zona de exclusão de Chernobyl hoje. A partir de Kyiv, Ucrânia, Chernobyl e Pripyat, as excursões levarão você a ver o infame reator com falha, explorar edifícios abandonados assustadores na cidade de Pripyat e, com sorte, aprender um pouco sobre esse momento crítico da história mundial. Muitas pessoas não sabem que é possível visitar Chernobyl, e não há muitos comentários sinceros sobre passeios a Chernobyl por aí, então escrevi este breve resumo de como é fazer um dos muitos passeios a Chernobyl oferecidos em Kyiv.

Resumindo, embora o custo da excursão a Chernobyl não seja barato, as excursões a Chernobyl e Pripyat são totalmente fascinantes, misteriosas e instigantes. Quer saber mais sobre ? Acesse https://guiajampa.com.br/

Leia minha análise completa de como é ir a Chernobyl hoje.

Contents

Chernobyl hoje: uma breve história do acidente de Chernobyl

Em uma ironia sombria, o acidente de Chernobyl começou com um teste de segurança. Em 26 de abril de 1986, os engenheiros desligaram a energia do Reator 4 da Usina Nuclear de Chernobyl, perto de Pripyat, na Ucrânia. Isso foi feito para simular as condições durante um apagão. Mas uma série de fatores levou a uma desastrosa explosão de vapor e, mais tarde, a um incêndio de grafite que lançou produtos de fissão para o alto da atmosfera por quase dez dias.

O acidente gerou uma enorme quantidade de precipitação nuclear em toda a Europa. De fato, a União Soviética nem mesmo reconheceu o acidente até que sua precipitação radioativa foi detectada na Suécia.

36 horas após o acidente, os soviéticos evacuaram completamente as quase 50.000 pessoas que viviam na cidade vizinha de Pripyat. Os residentes conseguiram trazer uma mala ou mais, mas abandonaram completamente Pripyat.

Através de um esforço de meses que resultou em muitas mortes, o fogo foi apagado e o reator coberto por um grande sarcófago destinado a contê-lo por 30 anos (um novo está sendo construído hoje).

O número de mortos em Chernobyl é altamente controverso e difícil de definir. 31 pessoas morreram como resultado direto do acidente, mas milhares mais – talvez 50.000 ou mais – foram mortas por câncer e outras doenças associadas à precipitação radioativa.

Alguns argumentaram que o acidente de Chernobyl deixou pelo menos um legado positivo, pois mostrou ao mundo a verdadeira força destrutiva das armas nucleares. Também é discutível que o enorme custo associado à limpeza do acidente ajudou a contribuir para a queda da URSS.

Hoje Chernobyl é cercada por uma grande zona de exclusão de trinta quilômetros de raio (com uma zona de exclusão menor e mais rigidamente controlada em um raio de dez quilômetros).

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

Chernobyl Tours: custo e praticidade para visitar Chernobyl hoje

Para turistas estrangeiros, a única maneira prática de visitar a zona de exclusão de Chernobyl é como parte de uma excursão guiada a Chernobyl saindo de Kyiv. Os passeios partem do centro de Kiev e podem ser caros: o custo do passeio de Chernobyl varia entre R$ 500 e R$ 1.708,92 por pessoa . Reserve com antecedência para um melhor negócio e para garantir que as autoridades tenham tempo para realizar verificações de segurança. Reservei com a Solo East Travel , que achei um ótimo trabalho na turnê.

Quanto tempo dura uma turnê de Chernobyl? Os passeios saem por volta das 8h da manhã e duram cerca de 12 horas. A viagem até a zona de exclusão de Chernobyl leva cerca de duas horas, mas você passará o tempo assistindo a documentários que contam a história do acidente de Chernobyl.

O almoço é servido no meio do passeio (não se preocupe, a comida vem de caminhão de Kyiv).

Você pode visitar Chernobyl com segurança hoje?

Sim.

Ou então eles dizem, de qualquer maneira.

Supostamente , os passeios de Chernobyl expõem você a uma fração da radiação que você receberia em um vôo transatlântico . Tínhamos contadores Geiger e os níveis disparavam algumas vezes quando passávamos por pontos quentes onde os níveis de radiação ainda eram altos. É um pouco estranho ouvir os contadores de repente apitarem alto. Mas a radiação está em toda parte e, se você fizer algumas contas básicas sobre o tempo de exposição, perceberá que realmente não está recebendo muito mais radiação do que em um dia normal – desde que siga as medidas de segurança necessárias descritas abaixo. Para saber mais sobre esses visitas, acesse https://guiajampa.com.br/

Como é dentro de Chernobyl hoje

Pripyat e a zona de exclusão são de uma beleza assustadora. A vegetação cresceu essencialmente em todos os lugares, à medida que a Mãe Natureza recupera lentamente os prédios abandonados na área. A cena toda é muito assustadora e me lembrou um pouco das fotos que tirei na Abkházia .

Imediatamente após o acidente, os soldados soviéticos foram mobilizados em esquadrões para matar os cães e gatos que viviam na zona de exclusão, para que não rastreassem a radiação fora da zona. Mas hoje existem muitos animais em Chernobyl. É provável que você veja muitos cães e gatos e, se tiver muita sorte, poderá avistar um dos cerca de 100 lobos que vivem na zona . Perto do Reator #4 você encontrará bagres que podem crescer até mais de 3 metros de comprimento!

Além dos passeios sancionados de Chernobyl e funcionários do governo, você pode encontrar pessoas que invadem Chernobyl. Estou surpreso que isso aconteça, mas é uma área enorme e aparentemente não é tão difícil entrar. Muitos jovens ucranianos são conhecidos por fazer isso como uma espécie de aventura macabra, ou para filmar vídeos ousados ​​para compartilhar nas redes sociais. . Eles até têm um nome especial para esses invasores: “stalkers”.

O que você faz durante as visitas a Chernobyl?

Todos os passeios de Chernobyl envolverão a exploração dos muitos edifícios abandonados dentro da zona de exclusão, cujos destaques estão na cidade de Pripyat. Visitamos uma escola abandonada, uma academia com piscina, uma mercearia e um dos grandes prédios de apartamentos em estilo soviético na cidade de Priypat . Há também um parque de diversões abandonado com uma roda-gigante assustadora que se tornou um símbolo da tragédia de Chernobyl.

Embora seja melhor não tocar em nada, fiquei surpreso com a liberdade que você tem para passear e nos prédios abandonados dentro de Pripyat.

Também visitamos este enorme sensor construído pelos soviéticos como um sistema de alerta contra ataques de mísseis.

Por fim, é claro que você visita o famoso reator (embora não entre no sarcófago, obviamente). Surpreendentemente, os níveis de radiação perto do reator são realmente muito menores do que em outros lugares da zona de exclusão.

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

Medidas de segurança ao visitar Chernobyl hoje

Você não usará nenhum equipamento especial ao visitar Chernobyl – não há máscaras ou trajes especiais envolvidos. Você precisa usar mangas compridas e calças dentro da zona de exclusão interna.

O mais importante é não levar nenhuma lembrança de Chernobyl para casa . Há coisas aleatórias em toda parte em Priypat – livros, jornais, brinquedos, etc. Pode ser tentador pegar um deles como lembrança, e algumas pessoas são conhecidas por fazer isso, mas é realmente muito perigoso, pois alguns objetos ainda altos níveis de radiação.

Você também pode alugar um contador Geiger se estiver preocupado. Durante a grande maioria do meu passeio, os níveis de radiação foram realmente menores do que no centro de Kyiv, de onde o passeio partiu (isso ocorre porque os edifícios de mármore e granito podem emitir radiação ambiente).

No final do passeio, você será escaneado com dois dispositivos separados para verificar a radiação. Todos no meu grupo foram liberados, mas aparentemente, às vezes acontece que um objeto pode ter entrado em contato com poeira radioativa. Se isso acontecer, eles tentarão limpar qualquer item que esteja acionando o sensor ou, na pior das hipóteses, confiscá-lo de você. Meu guia me disse que uma vez ela teve um turista que se sentou no chão, entrou em contato com a radiação e depois teve que voltar para Kyiv sem as calças!

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Acidente_nuclear_de_Chernobil